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Por que é importante conhecer a sua concorrência?

ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

 Realizar um estudo de mercado é uma das primeiras atitudes que um empreendedor precisa ter para conhecer onde está pretendendo investir: tempo, expertise, informação e dinheiro! Dentro do estudo de mercado está o tópico da análise da concorrência. A concorrência deve ser conhecida e compreendida para que se possa ter uma noção a respeito dos seus pontos fracos e dos seus pontos fortes. As companhias concorrentes estão no mesmo mercado que a sua empresa e podem contribuir para o aumento ou redução da sua demanda.

COMO FAZER ESSA PESQUISA

1. Identifique as empresas concorrentes - Nem sempre as empresas que estão no mesmo

segmento que você, são concorrentes. Algumas organizações, não disputam o mesmo

mercado que você por exemplo. Dedicar um tempo a fazer uma pesquisa dos

potenciais concorrentes te ajudará, a saber, quais deles são mais preparados que a sua

companhia e quais, no momento, não representam risco. Observe que o público-alvo

de um determinado produto pode ser dividido em diferentes subcategorias, de acordo

com o valor que pode e está disposto a pagar por um item. As empresas que se

encontram em outras faixas de preço não são suas concorrentes diretas.

2. Mantenha bom relacionamento com os fornecedores - Você pode pensar que o

principal elo entre você e seus concorrentes, são os clientes. Mas não! O que liga

vocês, na verdade, são os fornecedores. Por isso, é importante estabelecer um bom

relacionamento com eles, de maneira a conseguir preços competitivos e,

eventualmente, poder deixar alguma questão no ar em relação aos concorrentes.

3. Aprenda com os erros e acertos deles - Pesquisar cases de trabalhos, vendas das

empresas do seu segmento também são de grande valia neste momento. Onde você

pode e deve aprender com os erros e com as atitudes de sucesso deles.

4. Atenção na internet – Além das estratégias offline, conheça também as estratégias

online. Acompanhe o site e as redes sociais das empresas concorrentes, analise se

existe um relacionamento positivo com os clientes que comentam, como a companhia

gera engajamento, enfim, como a internet é usada como ferramenta de

relacionamento ou, então, como mecanismo para vendas.

Esperamos que tenha ficado mais claro a importância de conhecê-los e acompanhar as nuances do mercado.

Leia também: Como projetar meu negócio em 2020 

Conhecer o público alvo e os fornecedores ainda não é suficiente para entrar no mercado!Sempre foi exposta a importância de conhecer a concorrência, mas alguns empresários eempreendedores ainda passam por cima disso. Mas para o seu negócio se fortalecer nomercado é preciso saber o que as empresas da sua mesma área estão realizando.ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Realizar um estudo de mercado é uma das primeiras atitudes que um empreendedor precisater para conhecer onde está pretendendo investir: tempo, expertise, informação e dinheiro!Dentro do estudo de mercado está o tópico da análise da concorrência. A concorrência deveser conhecida e compreendida para que se possa ter uma noção a respeito dos seus pontosfracos e dos seus pontos fortes. As companhias concorrentes estão no mesmo mercado que asua empresa e podem contribuir para o aumento ou redução da sua demanda.COMO FAZER ESSA PESQUISA1. Identifique as empresas concorrentes - Nem sempre as empresas que estão no mesmosegmento que você, são concorrentes. Algumas organizações, não disputam o mesmomercado que você por exemplo. Dedicar um tempo a fazer uma pesquisa dospotenciais concorrentes te ajudará, a saber, quais deles são mais preparados que a suacompanhia e quais, no momento, não representam risco. Observe que o público-alvode um determinado produto pode ser dividido em diferentes subcategorias, de acordocom o valor que pode e está disposto a pagar por um item. As empresas que seencontram em outras faixas de preço não são suas concorrentes diretas.2. Mantenha bom relacionamento com os fornecedores - Você pode pensar que oprincipal elo entre você e seus concorrentes, são os clientes. Mas não! O que ligavocês, na verdade, são os fornecedores. Por isso, é importante estabelecer um bomrelacionamento com eles, de maneira a conseguir preços competitivos e,eventualmente, poder deixar alguma questão no ar em relação aos concorrentes.3. Aprenda com os erros e acertos deles - Pesquisar cases de trabalhos, vendas dasempresas do seu segmento também são de grande valia neste momento. Onde vocêpode e deve aprender com os erros e com as atitudes de sucesso deles.4. Atenção na internet – Além das estratégias offiline, conheça também as estratégiasonline. Acompanhe o site e as redes sociais das empresas concorrentes, analise seexiste um relacionamento positivo com os clientes que comentam, como a companhiagera engajamento, enfim, como a internet é usada como ferramenta derelacionamento ou, então, como mecanismo para vendas.Esperamos que tenha ficado mais claro a importância de conhecê-los e acompanhar asnuances do mercado.Leia também: Como projetar meu negócio em 2020 (https://blesssistemas.com.br/blog/como-projetar-meu-negocio-em-2020)