O que são os impactos e vantagens das empresas 5.0
Você provavelmente já ouviu falar da indústria 4.0. Entender este conceito é muito importante para conseguir compreender, de fato, o que é a indústria de quinta geração. Por isso, vamos começar falando dele.
A quarta revolução industrial foi a expressão cunhada para marcar os avanços mais recentes realizados em tecnologia, como a automação Machine to Machine e a utilização de sistemas poderosos de dados na tomada de decisão. Esse novo paradigma de produção foi marcado pela Inteligência Artificial e pela Internet das Coisas, o que mostra o quão dependentes nos tornamos da tecnologia para conseguir excelência nas empresas.
Mas se a indústria 4.0 já é tão avançada assim, por que precisamos de um novo termo para se referir às novas tecnologias que dominarão os processos corporativos? O advento da indústria 5.0 segue a ideia da fábrica inteligente, mas engloba novas tecnologias que permitirão que essa fábrica funcione bem e de maneira sustentável.
Se o símbolo da indústria 4.0 era a automação, o da indústria 5.0 será a colaboração entre o homem e a máquina. Com a certeza de que robôs não roubarão o seu emprego, mas transformarão a maneira como ele é executado no dia a dia, funcionários estarão mais aptos a colaborar para que os avanços tecnológicos nas empresas se traduzam em grandes resultados.
A indústria 5.0 tem enorme potencial para reduzir os custos dentro das empresas exatamente por causa dessa parceria. Aliar homem e máquina para que cada um desempenhe com mais eficiência aquilo que faz de melhor é o grande diferencial da quinta revolução industrial.
Outro ponto positivo para a quinta revolução industrial é como ela impactará a nossa relação com o Meio Ambiente. Nos últimos anos vimos que o efeito da ação humana pode ser bastante prejudicial para o planeta e, cada vez mais, organizações se preocupam em fazer mudanças que possam torná-las prósperas e sustentáveis simultaneamente.
A indústria 5.0 já nasce com esse objetivo em mente. As novas tecnologias corporativas devem ser antes de tudo sustentáveis. Por isso, ela melhorará a maneira como impactamos o nosso planeta em cada uma de nossas ações.
Por último, não podemos esquecer que o grande diferencial da indústria 5.0 é exatamente o fator humano. É ele que trará a personalização da tecnologia que utilizamos no cotidiano.
Garantir que essa personalização vá de encontro com a demanda do mercado é um dos grandes objetivos da indústria 5.0.
Agora que já nos livramos das tarefas repetitivas com auxílio de automação, podemos nos dedicar plenamente àquilo que exige um toque pessoal para gerar valor agregado para os clientes.