Vivemos a revolução digital, a sua empresa está preparada?
O advento da Indústria 4.0 está associado ao avanço de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Impressão em 3D, Cloud Computing, Big Data, Analytics, Blockchain, estruturas avançadas de rede e conexão de dados.
Esse cenário consiste no modo em como vivemos e transformamos a atividade econômica nos dias atuais. Apesar de ser uma questão tecnológica, a Indústria 4.0 possibilita oferecer modelos de negócios inovadores e experiências diferenciadas em detrimento dos antigos padrões de consumo.
O conceito engloba, ainda, processos de produção mais eficientes e independentes, em ambientes onde a alta competitividade obrigará as empresas a se tornarem mais dinâmicas e agressivas.
Mas diante dessa revolução, sua empresa está preparada?
Antes de mais nada, você pode estar se perguntando o que é exatamente a Indústria 4.0. Em termos gerais, estamos falando de um conceito de automação industrial realizada por meio da integração de tecnologias diversas, algumas das quais destacamos no início.
A indústria 4.0 faz parte do contexto de transformação digital, pois promove a digitalização das atividades da indústria, otimizando os processos e aumentando a produtividade.
Dentro desse conceito amplo que conta com diversas abordagens tecnológicas diferentes, existe como base uma série de princípios, como:
- Operações ágeis e em tempo real
- Grande volume de informação
- Maior controle e monitoramento
- Automação total dos processos
- Flexibilidade
No contexto de transformação digital, duas tecnologias da indústria 4.0 essenciais são o Big Data e o Analytics.
Isso porque o cenário apresenta um grande volume de dados, impossíveis de serem analisados e interpretados por pessoas a um bom nível de escalabilidade. Por isso, essas duas tecnologias proporcionam um aprendizado sobre os processos e, também, ajudam a compreender o comportamento dos consumidores.
Podem ser implementadas diretamente ou por fornecedores especializados, que podem trazer inúmeros insights ou mesmo oportunidades novas de negócio.
Diante das diversas aplicações possíveis na indústria 4.0 e do cenário de transformação digital, adaptar as empresas requer investimento em infraestrutura e em pessoas.
Em uma pesquisa divulgada pela FIESP, estima-se que a escassez mundial de mão de obra qualificada chegará em mais de 200 milhões de trabalhadores nos próximos 20 anos.
Tarefas repetitivas serão substituídas pelas estratégicas, e a expectativa é que sejam criados 960 mil postos de trabalho nas áreas de TI e de desenvolvimento de softwares.
Neste contexto, é preciso promover a integração de processos por meio de uma rede de sistemas de produção flexíveis às variações de demanda, reconfiguráveis em tempo real e adaptáveis à disponibilidade de recursos.
Empresas inovadoras devem iniciar a transformação com antecedência, para prevenir possíveis impedimentos no seu processo de adaptação.
E a sua empresa, já começou a se adaptar?