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Venda de calçados com estimativa de crescimento

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, também conhecida como Abicalçados está projetando para este ano –2020- um crescimento de 2% e 2,5% nas vendas.

Diferente de como foram as vendas no ano passado –2019 – essa porcentagem atual deve ser puxada pelo desempenho no mercado interno, o qual absorve 85% de toda produção de calçados, ou seja, uma produção acima de 950 milhões de pares de sapatos por ano.

Já ao olhar do mercado externo, o setor dos calçados deve retomar aos patamares anteriores de embarque aos Estados Unidos, o qual é o principal destino dos calçados brasileiros.

Elisa Gonçalves, a presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Uberaba diz que a perspectiva local é acompanhar os índices nacionais, isso porque os empresários contabilizam o reflexo da alta de todo o faturamento do fim do ano, a época mais importante para o setor de calçados.

Já sobre as importações, o presidente da Abicalçados diz que as mesmas devem seguir em expansão. Principalmente, porque a China vem enfrentando dificuldades para exportar os calçados para os EUA, focando agora em outros mercados, incluindo o Brasil.

Em 2019, as importações de calçados cresceram 6%, em torno de 29 milhões de pares. Em valor, o aumento foi de 7,6%, ou seja, em torno de 374 milhões. A China vem se tornando um dos maiores exportadores para o Brasil, no mercado de calçados, 12,5% de crescimento no volume e 33,3% em valor.

Haroldo, presidente do Abicalçados diz ainda que para o próximo ano –2021- já está sendo avaliado a possibilidade de pedir o estabelecimento de uma nova regra com relação a aplicação da tarifa antidumping, podendo assim incluir aqueles países que também produzem calçados com preços abaixo da média, como a Indonésia e Índia.

O antidumping é um conjunto de medidas com foco em combater a prática de dumping. É muito comum e utilizado como forma de defesa comercial para proteger o livre comércio e coibir o abuso de poder econômico.

Assim, o antidumping ajuda a evitar que as empresas vendam suas mercadorias por valor igual ou mesmo abaixo do seu custo de produção, para conseguir dominar um determinado mercado.

Essa estimativa é uma notícia que deixa os comerciantes e empresários empolgados e prontos para otimizar seu serviço, podendo refletir em outras áreas, como a geração de novos empregos.