Blog

Home  /  Blog  /  Treinamentos de equipes

Treinamentos de equipes

Um dos caminhos para aumentar a produtividade e motivação dos colaboradores de uma empresa, é o treinamento em equipe. Uma ação muito procurada e que propõe a possibilidade de solucionar problemas de comunicação que podem prejudicar tanto o desempenho do colaborador, individualmente, como no trabalho junto aos colegas.

Existem vários tipos de treinamentos que podem auxiliar os colaboradores em diferentes sentidos, separamos os três principais, para você entender melhor:

  • Operacional

Esse tipo de treinamento envolve uma investigação detalhada dos aspectos mais técnicos em relação à atuação da equipe. Dessa forma é possível obter dados específicos sobre produtos, sistemas e outros fatores que estão diretamente relacionados às funções exercidas diariamente pelos colaboradores envolvidos.

  • Comportamental

Neste, o foco é na relação entre os componentes da equipe. Dessa forma, o treinamento envolve uma análise sobre as diferentes questões emocionais que podem existir para os colaboradores de uma área e de que forma estas podem ser solucionadas.

  • Habilidades

Já o treinamento de habilidades é voltado para incentivar a produtividade completa dos colaboradores, concentrando no desenvolvimento do potencial máximo de todos. Este treinamento fornece bases que permitem que o colaborador ganhe confiança e assertividade no momento de se comunicar, expressar verbalmente com fornecedores e clientes, aumentando assim os seus resultados.

É importante destacarmos que os treinamentos não possuem base ou regra para serem aplicados. A empresa deve aplicar quando for diagnosticado o problema e o que deve ser treinado.

Com esse diagnóstico, é possível definir quais serão os objetivos e qual será o formato desse treinamento, para então ser colocado em prática com os colaboradores e no final avaliar qual foi o resultado.

Porém, quando os problemas da equipe são pontuais, é indicado que o responsável tente resolver com exercícios práticos de treinamentos. Eles devem ser bem estruturados e adequados ao grupo em que está sendo aplicado, pois, um exercício muito intrusivo em uma equipe que não tem intimidade, não dará o resultado esperado e pode, inclusive, agravar o problema enfrentado.