Startup Unicórnio, qual o caminho para se tornar uma?
Uma empresa unicórnio é aquela que conseguiu algo tão difícil quanto encontrar a criatura mítica: ser avaliada em 1 bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores.
Temos como exemplo: Uber, Airbnb e Pinterest. Além de terem introduzido grandes inovações ao mercado, elas são consideradas startups unicórnio. No mundo dos negócios, a figura mitológica é referência a um grande feito.
Mas afinal, o que é startup?
Você entendeu o que significa ser uma startup unicórnio mas está em dúvida em relação ao que é uma startup? Basicamente, elas se diferem em três pontos:
· as possibilidades de crescimento das startups são maiores
· o meio de financiamento das startups é outro
· as startups têm uma estratégia “de saída” (qual é o objetivo do fundador?)
Conheça 04 startups unicórnios do nosso país:
1. O país entrou para a classificação neste ano com a 99 Taxi. A companhia do ramo dos transportes anunciou o feito após ser adquirada pela Didi Chuxing, em janeiro de 2018.
2. Em março deste ano, o Nubank revelou que também tem valor superior a 1 bilhão de dólares, fazendo da fintech a segunda startup unicórnio brasileira.
3. Há um embate em relação à classificação do PagSeguro, que seria a terceira startup unicórnio, com valuation superior ao limite. Apesar de ser considerada um unicórnio por alguns veículos da mídia. Segundo a StartSe, portal de notícias, cursos e eventos sobre empreendedorismo, o problema vem do fato de que até pouco tempo atrás, o PagSeguro não era uma organização independente, tendo tido boa parte do seu crescimento sob o comando da UOL, que era sua dona. Então, apesar de ter sido o segundo empreendimento nacional a ter atingido a marca, o PagSeguro teoricamente não é uma startup. Se esse é um critério, a companhia de pagamento não se classifica como o terceiro unicórnio do país.
4. A quarta das startups brasileiras no ranking é a Arco Educação, especializada em soluções educacionais para o ensino privado, que além de outras frentes é dona da plataforma SAS. (fonte: napratica.org)
Existem outras, como: Stone, Movile e Brex. A tecnologia e o empreendedorismo auxiliam muitas pessoas no Brasil. Ter um pensamento visionário e utilizar das ferramentas que a indústria 4.0 e a era da tecnologia da informação trás para nós, faz com que seja possível alcançar feitos como estes citados acima.