Blog

Home  /  Blog  /  Softs Skills: Como recrutamento e seleção utilizam dessa ferramenta?

Softs Skills: Como recrutamento e seleção utilizam dessa ferramenta?

Soft skills são as competências que competem a personalidade e comportamento do profissional. Envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Ou seja, são habilidades pessoais, que se desenvolvem de acordo com as experiências de vida, cultura, família e educação recebida por cada indivíduo. Além disso, são relacionadas à forma de interação das pessoas e como isso afeta os relacionamentos dentro do ambiente corporativo, por exemplo. Elas são mais difíceis de serem avaliadas e não são adquiridas com capacitação técnica.

Diferente dos Hards Skills, que são competências técnicas. Habilidades que podem ser ensinadas em uma capacitação. Por exemplo: o uso de ferramentas e conhecimentos profissionais. Elas são desenvolvidas nos treinamentos corporativos para melhorar a qualificação profissional.

Soft skills mais demandadas nas empresas

1. Comunicação - A boa comunicação engloba tanto a capacidade de se expressar quanto a de ouvir o que as pessoas dizem. Os empregadores querem funcionários que possam não apenas comunicar suas próprias idéias, mas também saibam ouvir os outros com empatia.

Em trabalhos de atendimento ao cliente, por exemplo, ouvir é uma habilidade particularmente importante.

LEIA – ATENDIMENTO TELEFÔNICO

2. Pensamento crítico - Não importa qual seja o emprego, as empresas querem candidatos que possam analisar uma situação e tomar a melhor decisão. Quer você esteja trabalhando com dados, ensinando alunos ou consertando um sistema de aquecimento doméstico, você precisa entender os problemas, pensar criticamente e encontrar soluções.

3. Atitude positiva - Os empregadores estão sempre procurando alguém que leve uma atitude positiva para o escritório. Isso significa que eles buscam funcionários que sejam amigáveis uns com os outros, ávidos por trabalhar e, geralmente, pessoas agradáveis de ter por perto.

4. Trabalho em equipe - As empresas também procuram candidatos que possam trabalhar bem em equipe. Quer você esteja fazendo muitos projetos colaborativos ou simplesmente participando de algumas reuniões de departamento, você precisa ser capaz de trabalhar efetivamente com as pessoas ao seu redor.

Várias dessas demandas podem ser analisadas e potencializadas se houver um processo automatização certeiro em sua empresa!

Fonte: vagas.com