Blog

Home  /  Blog  /  Seus dados estão realmente seguros?

Seus dados estão realmente seguros?

Estamos vivendo em uma era, onde os dados são armazenados e processados em uma grande velocidade. Milhares de cadeias de conhecimento são geradas e analisadas, aumentando a preocupação sobre a segurança das informações.

Quando falamos sobre segurança voltada para a informação, falamos sobre proteger os dados sob guarda de potenciais ameaças, sejam elas intencionais ou não intencionais. Uma ameaça pode se manifestar através de um desastre natural, o qual pode danificar os servidores ou uma invasão de hackers, cuja a intenção é roubar as informações.

Mas como saber se os seus dados estão realmente seguros?

Existem algumas maneiras de avaliar se os seus dados estão seguros ou se existe alguma possibilidade de ter falhas que favoreçam a perda de informações. As principais maneiras, são:

  • Assessment de segurança

Esse é um serviço que tem capacidade de identificar o grau de risco que o TI possui. É possível realizá-lo através de uma análise de GAP para padrões que possuem normas com ISSO 27001 e de vulnerabilidade.

Após a análise, se detectado possíveis ameaças - internas e externas - é possível direcionar os investimentos em segurança. Realizar a análise tem como principal benefício um entendimento sobre qual é a atual situação do sistema que protege os seus dados.

  • Business Impact Analysis

Para as empresas que apresentam um estágio maior de maturidade, o ideal é realizar um BIA – Business Impact Analysis – com a construção de um relatório apresentando todos os ativos de TI que estejam associados aos processos de negócio que estejam sob responsabilidade da empresa.

Através do BIA é possível não só identificar e analisar os riscos relacionados à segurança, mas também prever quais serão os impactos e perdas que podem ocorrer para a empresa.

Segundo uma pesquisa realizada pela Symantec – uma popular desenvolvedora de antivírus - em 2016 o Brasil perdeu cerca de 33 milhões de reais apenas com a atuação de hackers.

Muitos desses prejuízos poderiam ser evitados com o uso das ferramentas que mencionamos acima. Além disso, treinar a equipe e implantar regras de segurança são outras maneiras de ajudar a manter os dados seguros.

A segurança dos dados é algo a se planejar e investir sempre com foco em evitar prejuízos e dores de cabeça!