SETOR TÊXTIL E CONFECÇÕES PROMESSAS PARA 2020
Por isso, o nosso país detém a quinta maior indústria têxtil do mundo, com uma história que já dura mais de 200 anos, além de ser o quarto maior em confecção. O país, único da América do Sul a ocupar lugar de destaque no setor, responde por 2,4% da produção mundial de têxteis e por 2,6% da produção mundial de vestuário. (fonte: www.fcem.com.br)
No final do mês de outubro/2019 aconteceu a feira Minas Trend em BH. O evento considerado o maior salão de negócios de modas da América Latina, a última temporada apresentou as promessas para outono/inverno de 2020.
Segundo o G1, “o tema escolhido para a edição foi Tecendo Futuros, que remeteu à evolução que o mercado da moda vem passando nos últimos anos, propondo reflexões sobre a inovação, a democratização, a responsabilidade e a diversidade. Segundo o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe: - “Ao reunir a cadeia produtiva da moda, o Minas Trend fomenta negócios e contribui de forma efetiva para o fortalecimento de todo o setor. Com o evento, foi conectado de maneira muito especial o setor produtivo à sociedade”. (fonte: G1)
O algodão foi o principal insumo da indústria têxtil no evento. Além de lançar tendências, esse evento reúne mais de 200 marcas de todo o país com o objetivo de apresentarem suas peças para compradores não só do Brasil, mas de todo o mundo!
“Além de formas, cores e texturas, o convite era conhecer mais sobre a indústria têxtil brasileira. “Precisamos vestir a nossa camisa, sermos mais brasileiros, tentarmos nos fortalecer”, aponta o designer Rogério Lima, novo diretor-criativo do maior evento de moda da América Latina.” (fonte: Estado de Minas)
TENDÊNCIAS
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recursos: em um mundo em que a consciência sobre a importância da sustentabilidade é cada vez maior, o reuso de descartes se mostra como uma alternativa ao desperdício dos recursos naturais. A reciclagem também é apontada como grande tendência;
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varejo: entre as tendências para a venda de produtos estão o melhor aproveitamento do e-commerce, que permite a compra e venda por meio da internet; a coleta de roupas usadas e seu reaproveitamento também estão em alta, principalmente porque o comportamento de consumo da sociedade está mudando;
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consumo: as pessoas estão cada vez mais conscientes e atentas à postura das marcas que consomem. A origem de fabricação dos produtos, por exemplo, ganha cada vez mais importância.
O que podemos ver é que anda movimentado o setor em todo o país, com novas tendências, maior influência digital e opções que chegam a todos os estilos e gostos. Por isso os empresários desta área precisam focar em desenvolver suas equipes, acompanhar as novidades não só no quadro de desenvolvimento de style, mas também na gestão da empresa, do financeiro e dos softwares integrados em todas as áreas da empresa.
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