Blog

Home  /  Blog  /  Planejamento operacional: o que é e como fazer

Planejamento operacional: o que é e como fazer

Antes de explicarmos o planejamento operacional, precisamos entender um pouco sobre o planejamento estratégico. Ele é responsável por descrever a missão e a visão, além da definição de metas de longo alcance dos próximos anos de uma empresa. Geralmente o plano estratégico é feito a cada 3 ou 5 anos.
Já o planejamento operacional, também conhecido como plano de trabalho, é a parte do planejamento estratégico responsável por mostrar um fluxo de trabalho diário, ou seja, ele transforma as metas e objetivos do planejamento estratégico em tarefas menores e executáveis.
Por ser mais prático e “mão na massa”, o planejamento operacional lida com os processos internos da empresa e com os recursos, que podem ser humanos ou financeiros, por exemplo.
O primeiro passo para elaborar o planejamento operacional é criar o planejamento estratégico. Afinal, como executar algo que não existe? É a partir da definição da visão da empresa para os próximos anos que começa a ser esmiuçado o plano de trabalho para o ano seguinte.
Cada planejamento operacional deve abordar pelos menos estes 5 pontos para que seja efetivo:
•    Recursos humanos: Quem é o responsável e quem executará cada projeto? Quais são as habilidades necessárias que eles precisam ter para conseguir finalizar com sucesso tal projeto?
•    Recursos financeiros: Qual é o capital necessário para a implementação dos projetos? De onde sairá esses valores?
•    Recursos de tempo: Qual a estimativa de tempo para realizar e quais são as datas de início e término, além de descrever como garantir que seja realizado no tempo determinado.
•    Indicadores de performance: Como medir o sucesso do projeto? O que precisa ser alcançado? Fazer a gestão baseada em OKR’s pode ser uma saída viável para melhorar o plano de trabalho.
•    Gerenciamento de risco: Procurar prever quais são os riscos inerentes ao projeto e descrever a forma de resolvê-los, além de especificar as estratégias para evitar que aconteçam.
Se você nunca ouviu falar de planejamento operacional e acredita que sua empresa não tem isso nos departamentos, não precisa se assustar.
Mesmo que não tenha um plano de trabalho, propriamente dito, em mãos, os setores das empresas costumam ter algo parecido, que as ajuda a guiar suas atividades durante o ano e pode servir de base para quem quer começar a fazer.