Blog

Home  /  Blog  /  INDÚSTRIA 4.0 – Tudo o que você precisa saber

INDÚSTRIA 4.0 – Tudo o que você precisa saber

A indústria 4.0 (termo usado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011) é a quarta versão de uma revolução no mundo. Isso porque engloba avanços tecnológicos e inovações em determinados meios, para o melhor desenvolvimento da manufatura. Ou seja, teremos um impacto mais profundo e exponencial permitindo a fusão do mundo físico, digital e biológico.

Para entender a indústria 4.0, vamos dar uma volta ao passado e verificar as outras revoluções:

As revoluções industriais 1, 2 e 3 foram marcadas com a produção em massa, linha de montagem, eletricidade e tecnologia da informação. Aumentando a renda dos trabalhadores e melhorando o nosso desenvolvimento econômico.  Veja a imagem abaixo:

Temos 03 pilares que sustentam essa nova realidade para a indústria, veja:

  1. Internet das coisas (Internet of Things – IoT): É quando tudo está conectado. Objetos físicos em rede, conectados que permitem a troca de dados e informações. Assista a um vídeo que separamos sobre esse assunto: https://www.youtube.com/watch?v=O8-oiSsZl1Y
  2. Big Data Analytics: Aqui consiste em 6Cs para lidar com informações relevantes: Conexão (à rede industrial, sensores e CLPs), Cloud (nuvem/dados por demanda), Cyber (modelo e memória), Conteúdo, Comunidade (compartilhamento das informações) e Customização (personalização e valores).
  3. Segurança: Um dos principais desafios para o sucesso da quarta revolução industrial está na segurança e robustez dos sistemas de informação. Afinal, a conectividade trará a necessidade de sistemas mais robustos e que tenham um controle maior em seus processos.

Existem alguns pontos que devemos observar nesse novo formato de indústria, que poderão auxiliar os processos em nossas empresas, veja:

  • Operação de dados e informações em tempo real. Possibilitando tomada de decisões, mais ágil!
  • Virtualização. Essa revolução propõe a existência de uma cópia virtual das fabricas inteligentes. Permitindo a rastreabilidade e monitoramento remoto de todos os processos por meio dos inúmeros sensores espalhados ao longo da planta.
  • Orientação a serviços. Utilização de arquiteturas de software orientadas a serviços aliado ao conceito de Internet of Services.

A INDUSTRIA 4.0 E O SETOR DE CALÇADOS

No setor de calçados e confecção, não é diferente a percepção dos empresários para essa novidade que vem tomando o mercado. Afinal, são muitas inovações, muita tecnologia e as atividades antigas acabam ficando defasadas. Mas como é o impacto em nosso setor?

“Um estudo realizado pela CNI em 2016 revela que o setor de calçados e confecção possui baixo uso de tecnologias digitais, 29%, enquanto outros setores ultrapassam os 50%, e que para se tornarem competitivos, principalmente no mercado internacional, precisam tomar ações imediatas em relação aos processos digitalizados. Com as atuais necessidades dos consumidores e diante das novas tendências em tecnologia, manufatura 4.0, o setor está sendo motivado a mudar, ou pelo menos se vê pressionado a fazê-lo. Segundo o estudo da CNI sobre os desafios para a indústria 4.0 no Brasil, surge a necessidade do desenvolvimento de sistemas de automação flexíveis, possibilitando a produção de produtos customizados de acordo com as preferências/necessidades de diferentes consumidores em um grau de eficiência que, até pouco tempo, só era possível com a fabricação em massa dos produtos. Dessa forma, a customização em massa torna-se uma das novas características da atividade industrial moderna que, sem os recursos tecnológicos presentes na indústria 4.0, não seria possível ou viável.” (fonte: ABGI Brasil).