Impacto da Indústria 4.0 no setor têxtil
Nos dias de hoje podemos afirmar que estamos indo em direção à indústria 4.0, ou seja, a quarta revolução industrial. Será um momento que levara a completa descentralização do controle dos processos produtivos, graças à proliferação de dispositivos inteligentes.
Mas, o que é a indústria 4.0?
Esse termo foi criado para caracterizar o uso do que há de mais moderno para produzir os bens de consumo, como o big data, inteligência artificial e internet das coisas.
Em resumo, trata-se do aperfeiçoamento das máquinas, um processo que começou na primeira Revolução Industrial e desde então nunca mais parou. A quarta revolução industrial pressupõe que, ao conectar as máquinas, os sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo da sua produção. E, com isso, ter controle das ações de forma autônoma.
Cenário atual do setor têxtil
O cenário que grande parte das indústrias têxteis e de confecção brasileira se encontram na Indústria 2.0. As mais avançadas estão chegando ainda na 3.0, pois já automatizaram vários dos seus processos.
São poucas empresas no mundo que estão caminhando para a Indústria 4.0, a qual se caracteriza por mais integração e conectividade. Mas como seria se o setor têxtil já se encontrasse nesse patamar?
Indústria 4.0 e o setor têxtil
Para o setor têxtil, a Indústria 4.0 vem integrando os processos virtuais e físicos, colaboradores, produtos e máquinas. É necessário investir nas fábricas, mantendo os colaboradores ao mesmo tempo em que a automatização ocorre em todos os setores necessários, gerando profissionais mais competentes e estratégicos.
A Indústria 4.0 é uma enorme oportunidade para os mercados, principalmente o brasileiro. No entanto, é preciso ter em mente que existem também enormes desafios. Para que a indústria têxtil do nosso País supere as barreiras e possa competir no mercado mundial, é necessário que ocorra vários investimentos em tecnologia.
Esse investimento é alto, no entanto, com máquinas modernas, estratégias corretas e empreendedores e colaboradores certos, o resultado é positivo. Além disso, junto a Indústria 4.0 surgem novas soluções, expectativas e possibilidade de negócios, como:
– Capacidade de acompanhar a produção;
– Automação com softwares de alta performance, visando padronizar os métodos de fabricação;
– Customização;
– Descentralização por meio do sistema de gestão;
– Comunicação ativa com os responsáveis da produção.
Compartilhe conosco como anda a sua empresa com relação as novidades e como você está se preparando para essa nova etapa da indústria.