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Homeoffice, como manter os dados da empresa seguros!

Antes o home office era um medo ou até um desconforto para muitos empresários. Em decorrência do COVID-19 e do isolamento social, esse formato de trabalho se tornou aliado das empresas e uma segurança para os colaboradores.

Mas como cuidar dos dados da empresa com pessoas trabalhando de redes diferentes, computadores pessoas e locais distintos? Nós separamos algumas atenções básicas que é importante toda a equipe manter neste período de adaptação.

1. Atenção a anexos em emails e links para websites

Infelizmente, este é um momento propício aos cibercriminosos, pois costumam agir no momento em que estamos vulneráveis para alavancar estratégias de phishing, induzindo as pessoas a clicar em links que instalam ransomware ou outro malware em seus sistemas.

Então, lembre cada membro da sua equipe de separar um momento para revisar: endereço de email, anexos, links, documentos e etc. Sobre downloads: links e acessos, confira se o remetente é confiável e sua procedência. Na dúvida, ligue e confirme com seu colega de trabalho se foi ele mesmo que envio determinado arquivo. Não abra antes de confiar.

2. Instale um bom anti vírus

Faça uma limpa com um bom anti vírus antes de compartilhr arquivos, abrir sistema e sites em seu computador. Existem os anti vírus pagos e também alternativas gratuitas que podem auxiliar bastante este processo, como: AVG e BitDefender. Além do Windows Defender (pré instalado no Windows 10).

3. Armazenamento e Compartilhamento de Arquivos

É importante que a empresa forneça um repositório online e seguro para o armazenamento e compartilhamento de documentos. As principais soluções são Google Drive,MEGA,Dropbox. Se os arquivos compartilhados incluem dados dos clientes é necessário ainda mais cuidado e utilizar uma ferramenta com criptografia.

4. VPN

A VPN (rede virtual privada) é um recurso para criptografar a comunicação entre usuários na internet com recursos na rede local da empresa, restringindo bastante o acesso e dificultando eventuais tentativas de interceptar dados. Se sua empresa necessita prover acesso à aplicativos ou arquivos para os colaboradores, vale a pena considerar o uso de VPN para não deixar acessos expostos a curiosos e criminosos. Há excelentes opções gratuitas, como oOpenVPN. (fonte: guardti.com.br)

Hoje existem diversas plataformas e formas de manter um home office seguro. Faça uma reunião com a equipe e preste atenção nos itens citados acima.

5. Defina o nível de acesso ao sistema dos seus funcionários.

Cada funcionário deve ter acesso apenas à área do sistema referente ao setor que ele trabalha. Não faz sentido e nem necessidade de um funcionário do almoxarifado ter acesso aos dados financeiros e demonstrativos de resultado da empresa. Portanto, tenha um sistema que limite o acesso dos funcionários e que permita a customização deste acesso.

Hoje existem diversas plataformas e formas de manter um home office seguro. Faça uma reunião com a equipe e preste atenção nos itens citados acima.

Os sistemas da Bless possuem de forma nativa o controle de usuários e de áreas que este usuário pode acessar. Conte conosco!