Diferença entre treinamento e desenvolvimento
O treinamento é concebido a partir de uma causa. Sim. Algo dentro dos processos de uma empresa indica que determinadas tarefas ou passos não têm o nível de produtividade que deveriam. Como resultado, um diagnóstico é conduzido e identificam-se os pontos fracos — a reação a essa necessidade é traduzida em um treinamento (às vezes, um workshop ou equivalente). Desenvolvendo o colaborador em competências muito além do cargo: coaching, liderança, por exemplo. A principal diferença é então que o treinamento é focado no agora, presente e desenvolvimento é pensando no futuro, onde eu quero que meu colaborador chegue. O desenvolvimento, por outro lado, tem um caráter proativo. É preciso pensar à frente, para as necessidades e dilemas que podem surgir nos próximos ciclos de uma empresa. Olhando para o futuro, é possível antecipar:
- Problemas;
- Tendências de mercado;
- Crises;
- Demandas do consumidor;
- Oportunidades de negócio;
- Metas realizáveis.
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BENEFÍCIOS
Aumento da produtividade. Colaboradores estarão mais eficientes e mais cientes dos processos, softwares que eles terão de utilizar. Relacionado a fatores motivacionais e de engajamento.
COMO TREINAR E DESENVOLVER?
Planejar é o mais importante. Por isso você deve organizar todos os processos e realizar com calma junto aos colaboradores antigos e os novos. Na verdade, para início de conversa, você precisa saber quem treinar/desenvolver. Faça uma observação diária. Essa investigação junto à equipe pode ser uma boa fonte de informações para determinar a necessidade de treinamento. Nesse caso, é preciso que o gestor fique atento às evidências diárias, como o excesso de faltas ou ao surgimento de reclamações no SAC.
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