Blog

Home  /  Blog  /  Atendimento telefônico - prejuízo para os clientes e para as empresas

Atendimento telefônico - prejuízo para os clientes e para as empresas

Mesmo com o avanço tecnológico e o acesso a internet cada vez mais abrangente, o atendimento ao cliente feito por telefone ainda é o mais utilizado pelas empresas brasileiras. Concomitantemente, o número de reclamações contra às ligações telefônicas, tanto as feitas por telemarketing, como também as queixas de mau atendimento, cresce a cada dia.

Um atendimento ruim é aquele que é ineficiente e, claro, demorado (afinal, quem quer passar horas no telefone esperando para ser atendido?). Com o grande volume de compromissos que assumimos diariamente é praticamente impossível (além de desgastante) lidar com um longo atendimento, independente da necessidade.

Quanto custa seu tempo?

Por isso, cada vez mais aumenta o número de pessoas que buscam por empresas que oferecem novas formas de atender: através de aplicativos de mensagens e chatbots, por exemplo. São vários os benefícios, mas principalmente o atendimento online é mais rápido, direto e acessível. No caso dos chatbots, por exemplo, a qualquer hora do dia o cliente pode encontra facilmente a solução para um problema, sem a necessidade de parar o que está fazendo e, muito menos, perder tempo com o atendimento.

 

Atendimento demorado também é prejudicial para empresas

A demora no atendimento causa um grande desconforto, podendo muitas vezes afetar de vez o relacionamento entre consumidor e empresa. Além das grandes chances de perder clientes - e conseguir uma "propaganda" negativa - um outro prejuízo para empresa é a falta de produtividade do funcionário, que fica 'preso' a um só cliente por muito tempo.

Outros malefícios estão relacionados à saúde da equipe: o aumento de estresse dos funcionários, que precisam diversas vezes lidar com a impaciência, a raiva e até com o desrespeito e é o risco da perda auditiva induzida por ruído, problema que tem afetado àqueles que são submetidos, por um longo período, à sons de intensidade elevada, principalmente, com o uso de fones de ouvidos.

Investir em novas formas de atendimento é essencial

Para não ficar para trás no mercado é necessário adotar novas formas de atendimento e investir em tecnologias e softwares que auxiliam esse processo, para promover uma comunicação mais eficiente com o cliente.