4 dicas para gestão financeira
A gestão financeira é uma parte muito importante dentro de qualquer negócio. É ela que vai regular o fluxo de entrada e saída, além de mostrar em qual situação a empresa se encontra dentro do cenário econômico.
Porém, nem todos possuem a aptidão necessário para gerenciar as finanças, principalmente quem está começando a empreender e aqueles que preferem que essa atividade seja feita por terceiros, como um contador.
Se você pretende entender e ficar sempre por dentro do desempenho financeiro do seu negócio, confira as quatro dicas que são essenciais.
-
Planeje-se mensalmente
Sempre defina as metas mensais e as estratégias que devem ser atingidas durante o mês. Essa análise, não deve se definir apenas com o desejo de atingir determinada meta, como por exemplo, um determinado valor em vendas. É necessário analisar o mercado de forma constante e estar atento as mudanças dentro do cenário econômico que possam atingir o seu negócio.
Dessa forma, é possível definir dentro do planejamento mensal as medidas preventivas, antecipando a solução para o que pode gerar prejuízo.
-
Finanças físicas e jurídicas
As finanças pessoais e da empresa devem sempre ficar separadas e mesmo que possa parecer óbvio, é muito comum as pessoas criarem o hábito de misturar as duas.
Tirar valores do negócio para cobrir qualquer despesa das finanças pessoais, pode interferir no fluxo de caixa, trazendo a desordem. Uma boa dica é sempre anotar todos os gastos que tiver, para ter certeza do destino das saídas. No final do mês será mais fácil fazer o relatório de gastos.
-
Sempre tenha controle da gestão financeira
Tudo que entra e sai de valores do seu negócio deve estar sempre na ponta do lápis, caso contrário, como falamos no tópico acima, o fluxo de caixa pode sofrer uma desordem.
Por isso, todo os dias ao fechar o caixa, é essencial registrar a movimentação e arquivar todas as informações, para que sejam utilizadas para um balanço mensal e/ou anual.
-
Tenha a tecnologia como sua aliada
Existem inúmeras ferramentas que podem ajudar na gestão de um negócio. Os aplicativos podem facilitar a rotina e organizar automaticamente o fluxo de caixa, além de gerar relatórios, facilitando para a empresa.
Essas dicas podem parecer básicas, mas já dá para fazer mudanças significativas na gestão do seu negócio. Compartilhe conosco se você ainda tem dúvidas do tema!