04 DICAS PARA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
De acordo com o escritor Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership os clientes fiéis são verdadeiros porta-vozes de sua marca e isso é ótimo! Afinal o nível alcance e engajamento destes clientes faz com que sua empresa seja bem visto no âmbito social e corporativo. Mas você sabe como conquistar e o principal: manter clientes deste nível? Separamos 04 dicas que encontramos em sites como: Sebrae e Endeavor e claro, com nossa experiência no mercado de sistemas e gestão. Aqui, na Bless nossos clientes são nossas riquezas e na sua empresa?
Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido
Atendimento é diferencial! Ele é, talvez, o diferencial menos perene dentro de uma empresa, já que “quase” todo o resto pode ser reproduzido pela concorrência. Assim, ter — e manter — um bom atendimento é o primeiro passo para encantar clientes.
Realizar um atendimento diferenciado começa quando a equipe de vendas é treinada para atender o cliente como ELE gostaria de ser atendido. Segundo a matéria postada pela Endeavor: “Uma boa equipe de vendas não insiste no atendimento (ou produto/serviço) que acha que é o melhor para o cliente. Ela capta os sinais dados pelo futuro comprador e embarca nas suas preferências e necessidades. Até mesmo o tipo de abordagem (mais ou menos agressiva), é definida de acordo com as respostas do cliente. Para isso, além de muita sensibilidade, o vendedor precisa saber calar seus pensamentos, ouvir e se colocar no lugar de quem está comprando.”
Utilize a teoria da pirâmide invertida
Aqui os clientes são a razão e o objetivo de todo o trabalho. São o foco e principal “bem”.
Supere expectativas
Parece clichê, mas, clichês são, em sua maioria, grandes verdades! Levando em consideração o objetivo principal da fidelização, a etapa mais importante no processo de fidelização se torna a superação das expectativas dos clientes. Sem isso, o que você planejou na pré-venda, na venda e, principalmente, no pós-venda, não terão valor nenhum no final.
Dê ouvidos ao seu cliente
Fortalecendo o que foi dito no primeiro item dessa pequena lista: Entenda o seu cliente! O primeiro e uma das mais importantes dicas que posso lhe dar sobre este questionamento. Se coloque disponível para conversar, saber quais as suas necessidades, opiniões, críticas. Converse com o cliente.
Com o final do ano, é possível tirar um tempo para rever as atitudes com a equipe, com os clientes e o desenvolvimento das ações dentro e fora da empresa. Aproveite este tempo para reavaliar como anda a sua fidelização de cliente e colocar as 04 dicas acima em prática!